quarta-feira, 7 de julho de 2010

O JOGO(40) OS ACABAMENTOS


Uma falta de atenção, um descuido, um esquecimento não torna ninguém uma exceção porque também não se torna tão comum assim estas memórias faraônicas que se prestem a tantos detalhes e que a tudo responda com suas riquezas peculiares.
Mas, a despeito destes lapsos costumeiros, outras situações se apresentam de maneira diferente porque partem daquelas certezas superficiais que algumas vezes se impõem a certos elementos acessórios que, por serem vistos desta forma, não se traduzem devidamente e, não se traduzindo, se transformam em descuidos quando se busca uma resposta a altura do nosso desejo. Entretanto nunca podemos precisar ao certo a origem destas certezas porque nascem de pontos tão diversos,muito e provavelmente ligados a algum aspecto da nossa vaidade do que propriamente do nosso histórico. Mas tudo isto pode não fazer a menor diferença quando o próprio resultado se torna em uma resposta validativa e se credite ao processo anterior de forma a se tornar imperativo não o nosso senso crítico, mas a uma síntese decorrente que acabou superando-o.
Entretanto as diferenças continuam a existir e podem ser medidas se observarmos que, em certos momentos, quando nos encontramos mais cônscios destas certezas consequentemente nos tornamos mais cuidadosos, particularizando mais a nossa confiança e estabelecendo algum respeito por todos os passos seguintes como se tornassem em naturais acabamentos – sedimentos comprobatórios de nossas expectativas.
A expectativa então deixa de ser aquele elemento flutuante que se alimenta de várias formas para se tornar um elemento acessório como qualquer outro que se mostre numa determinada direção. Direção que pode ser observada quando dispomos de certo controle da nossa confiança não deixando que se torne pelos excessos em uma certeza incontestável.
Fórmulas idealizadas ou simples coincidência é o que mais estamos dispostos a acreditar – principalmente em assuntos de maior importância – mas, esta disposição surge meio que naturalmente quando estamos mais empenhados em que se traduzam em atitudes mesmo que para isto se encontre pela frente diferentes maneiras de se construir.
No dia a dia isto pode se tornar em uma probabilidade sempre pensar nos acabamentos necessários para que um resultado satisfatório apareça e se traduza em nível de exigência. Mesmo porque quando mais se percebe nos detalhes maior se torna o nosso nível de aprimoramento e mais treinado se torna o olhar em relação aos tipos de acabamento que vão se combinar a partir daí. O que torna preguiçosos nos olhares nesta direção é que um resultado imediato não se vê assim quando acabamentos são implementados e pode não modificar assim prontamente os resultados decorrentes. Como estamos mais propensos em estabelecer direções, trabalhar no complemento delas pode ser uma tarefa tão árdua quanto ter que encontrá-la e,em termos de resultados,pode parecer menos satisfatório complementar do que estabelecer os eixos direcionais, apesar de se prestarem as mesmas dificuldades , mas não exatamente aos mesmos desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário